quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NA CABEÇA DA NOIVA.....


Véu longo ou curto
A origem do uso do véu esta na Antigüidade quando era usado como parte do vestuário feminino, principalmente pelas mulheres da nobreza. No Cristianismo, o véu tem significado religioso, pois ele aparece em todas as representações de Maria, Mãe de Jesus Cristo.
O véu é o adorno de tecido leve, tipo tule, que cobre a cabeça em direção aos ombros e termina na cintura quando curto, ou acompanha todo o corpo indo terminar no chão, quando longo.

O curto, geralmente, é usado em cerimônias pela manhã ou tarde, ou ainda em cerimônias realizadas em jardins ou chácaras. É um véu mais informal.

O longo, ao contrário, pede um vestido e um estilo de cerimônia mais formal. Normalmente é usado após as 18:00h e em ambiente fechado. Pode ter de 2,50 até 5m. Maior que isto é desnecessário e incomoda a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado.

Podem ser simples, sem detalhes ou com algum acabamento: filetes especiais: bordado com pérolas ou miçangas ou mais discreto bordado apenas nas bordas.

Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu.

Mantilha
A mantilha é de origem hispânica e de acordo com a tradição está associado à modéstia, humildade, pureza e juventude da noiva, podem ser adornadas com tiaras ou grinaldas.
A mantilha tem a mesma função do véu, mas se diferencia na maneira de se posicionar na cabeça (como é mais pesada, fica mais rente ao rosto e o corpo).

A mantilha pode ser toda de renda ou de tule com aplicações ou bordada artesanalmente. Também pode ser curta ou longa. O cuidado com a sua escolha deve ser muito maior. Em renda ou bordada, deve acompanhar o mesmo estilo do vestido ou, então, que o vestido não tenha detalhe em renda ou bordado.

O ideal é que, se a noiva fizer questão de usar uma mantilha, deve primeiro escolhê-la e depois ao vestido. Este deverá ser o mais simples possível, já que a suntuosidade será dada pela mantilha.
Bandana
É um véu todo trabalhado em renda. É preso como um lenço sobre o penteado já pronto (solto ou semi-preso). Cobre a frente e o topo da cabeça. Dá um ar retrô à noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário