quinta-feira, 7 de julho de 2011

DINHEIRO COMO PRESENTE DE CASAMENTO - POSSO PEDIR ?


Uma das perguntas mais frequentes é esta: “Posso pedir para meus convidados darem dinheiro no lugar do presente de casamento?”. E ainda: “Como fazer isso educadamente?” Uma pesquisa feita pela revista americana “Wedding Magazine” descobriu que 45% de suas leitoras preferem receber dinheiro a um presente de casamento. Se você está com essa vontade também, saiba que não é a única. Mas a grande maioria fica sem graça, sem saber como fazer, já que essa prática (ainda) não é comum no Brasil.

Os motivos são vários: alguns noivos vão se mudar para outro país, outros já têm uma casa montada ou simplesmente porque no começo da vida o casal precisa mesmo de uma verbinha a mais. Mas há uma maneira de pedir isso de forma delicada? Como é algo novo, as opiniões são diferentes e cada noivo têm feito de um jeito. Organizei as principais ideias, dicas e sugestões sobre o assunto. Leia, reflita e deixe sua opinião em nosso Fórum de Casamentos.




1A grande maioria das assessoras de casamento e especialistas em etiqueta são unânimes: explique que vocês preferem dinheiro em vez de presente de casamento apenas para os convidados mais próximos, em uma conversa informal. E para os convidados mais distantes, não tem jeito: receba os presentes e tente trocar depois.
2Se você pretende receber presentes de casamento em dinheiro, abra uma conta no banco especificamente para isso e deixe uma pessoa encarregada de fornecer qualquer tipo de informação que os convidados precisarem. Pode ser a assessora de casamento ou um parente próximo.
3E se o casal vai se mudar de país? Neste caso, os convidados provavelmente estarão cientes dos planos dos noivos. E a maioria costuma perguntar sobre como fazer com os presentes de casamento. Neste momento, os noivos podem contar que abriram uma conta no banco para os convidados que preferissem dar o presente de casamento em dinheiro.
4Alguns noivos, principalmente os que vão se mudar de país, colocam um cartãozinho no próprio convite de casamento, informando sobre a mudança e agradecendo a compreensão se os presentes de casamento forem revertidos em dinheiro. Há quem ache isso deselegante, embora seja a única forma de garantir que todos os convidados entendam o recado.
5Uma alternativa para quem não quer colocar o cartãozinho no convite de casamento e quer garantir que todos entendam o recado, é fazer uma lista virtual de presentes de casamento em sites especializados. Funciona assim: os convidados compram produtos, serviços ou passeios simbólicos, e os noivos recebem os presentes convertidos em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário