quarta-feira, 6 de julho de 2011

FOTO - COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO...


Por isso é aconselhável prestar muita atenção em quem será o profissional que vai cuidar do registro fotográfico do seu casamento. Imagine que frustrante seria você retornar de sua lua de mel e constatar que as fotos não foram bem tiradas ou que o filme queimou... Todo cuidado é pouco quando o assunto é a arte de fotografar!

Então, para que você não erre na escolha do fotógrafo para o seu casamento, aqui vão algumas dicas:

1. Não deixe para contratar um fotógrafo na última hora! É aconselhável fechar o contrato com no mínimo 5 meses de antecedência

2. Antes de fechar negócio é preciso conhecer quem você vai contratar. Peça referências na igreja onde será realizada sua cerimônia, com a pessoa que irá decorar o evento, com o estilista e com o responsável pelo buffet. Certamente estas pessoas sabem o que falam e conhecem profissionais competentes. E o seu bom senso é primordial nesta escolha, peça para ver um ou dois álbuns do mesmo casamento. Afinal montar mostruário apenas mostrando uma ou outra foto, ou ainda inserindo fotos de modelos, não revela qualidade. O bom profissional não tem medo de mostrar material bruto (provas ou CD) de outros eventos..


3. Descubra através de revistas, álbuns de amigos ou em sites o estilo de foto que lhe agrada e leve um exemplo para o fotógrafo. Assim ele irá dar uma opinião profissional e dizer se trabalha ou não com o estilo que você quer. Atualmente as fotografias de casamentos estão divididas em dois estilos: o Tradicional e o Casual (informal ou foto jornalística).
O estilo tradicional geralmente é padronizado por cada estúdio, pois se trata de fotos pousadas, assim o mesmo estúdio pode contar com 3 fotógrafos seguindo o mesmo padrão. Já o estilo casual não tem padrões, ele conta com a sensibilidade do fotografo de captar o momento certo, as fotos são espontâneas. Cada fotografo tem uma sensibilidade diferente, portanto o material final terá resultados diferentes. No estilo de fotos casuais torna-se imprescindível que o material visto (mostruário) seja do mesmo fotografo que irá trabalhar em seu evento. Tome cuidado com estúdio que disponibilizam vários fotógrafos casuais, e que cobrem o mesmo custo das fotos tradicionais. Visto que para um bom desempenho em fotos casuais num evento, são tiradas em média 700 fotos contra 200 das tradicionais, e também as fotos casuais requerem mas técnica e olhar.


4.Veja se você simpatiza com o fotógrafo ou não. Fotos Tradicionais: Ele vai ficar o tempo todo "grudado" em você durante a cerimônia e a festa. Fotos casuais: Ele irá fotografar de longe buscando os momentos mais descontraídos, não irá monopolizar os noivos para fazer fotos.


5. Preste muita atenção no que o fotógrafo vai oferecer. Escute atentamente e depois faça a sua proposta.



6. É aconselhável ter dois fotógrafos. Em festas com mais de 400 convidados, é essencial a presença deles! Ou ainda você poderá ter os dois estilos: 01 fotografo tradicional e 01 casual.


7. Pense se no seu álbum vão ter fotos em preto e branco e/ou envelhecidas. Converse com o fotógrafo a respeito.


8. Explique detalhadamente como será seu casamento (desde as cores de seu vestido e da decoração até como será o cerimonial).


9. Indique durante o evento as pessoas que devem aparecer no seu álbum.


10. O preço é variado. Assim como em qualquer outra coisa, o barato pode sair caro. Geralmente as fotos custam em torno de 20% do valor total da festa.


Fotos Tradicionais

A foto tradicional é caracterizada pelas poses. O noivo e a noiva posam de acordo com a orientação do fotógrafo. Este tipo de fotografia tem uma produção melhor e é mais detalhada. "É possível constatar se a noiva piscou". Fora isso, a probabilidade de um familiar ser esquecido é praticamente nula.

O casamento já é uma cerimônia clássica, então nada mais natural do que utilizar fotografias tradicionais. Além disso, ao optar por fotos neste estilo, a chance dos convidados aparecerem por inteiro é quase de 100%. Outra vantagem é não correr perigo de seu álbum ficar fora de moda.

A maior desvantagem é ter que dedicar um tempo da sua festa para posar, o que requer uma certa dose de paciência. Um risco que você também pode correr é que as poses fiquem um pouco forçadas.



Fotojornalísticas

Espontaneidade é a marca de fotos jornalísticas. Os noivos não ficam posando durante a cerimônia e não seguem um roteiro, tudo o que é registrado é fruto da emoção do momento. Muitas vezes nem dá para perceber que está sendo fotografado.

A desvantagem deste estilo é que nem sempre as fotos agradam, por isso a quantidade de fotografias é muito maior do que no modelo tradicional. "Para obter uma ou duas fotos legais é preciso tirar mais de cinqüenta!".

Outro risco que você corre ao optar pelas fotos espontâneas é não gostar das suas caras e bocas. "Às vezes a gente registra a noiva chorando ou olhando apaixonadamente para o noivo, na hora de ver a fotografia a noiva se acha feia e daí complica na hora de montar o álbum".

Além disso, pessoas importantes para você podem não aparecer no álbum. Já imaginou uma foto sem você e a sua sogra juntas? Infelizmente isto pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário