quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Trajes de Cerimônia: onde, quando e o que usar


Trajes de cerimônias

As especificações de trajes no convite são para serem levadas a sério. É evidente que, se você foi convidado, é porque foi considerado especial pelo anfitrião da festa. Portanto, não custa nada homenagear com sua presença a quem convida, respeitando "religiosamente" o termo que regulamenta o traje a ser usado na festa em questão. Para esclarecer, segue alguns termos usados nos convites:


Traje Fashion: bem tendência, criativo brechó ou superprodução.


Traje Alto Esporte: denominação atual do Sul do país para o antigo passeio completo, ou seja, com ares de sofisticação clássica e elegante para homens e mulheres.


Traje Creative ou Black-tie: invenção americana para substituir no smoking e a gravata borboleta pela preta vertical estreita. A intenção desse traje é que seja suntuoso sem ser óbvio demais. Significa que o convite dá um pouco de liberdade ao convidado sem o conservadorismo que o rigor exige, sem abrir espaço para o informal ou esporte.


Traje A Touch Of: ou seja, um toque peculiar à celebração. Seria as famosas festas temáticas.


Esporte: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis. Homens: Considere que o esportivo dispensa a gravata, mas não o blazer e a camisa. Melhor que o tênis seria um dock sider (também conhecido como sapatênis) ou mocassim. Mulheres: Vestidos leves de alça, terninhos, saias, calças, camisas, suéteres. Sapatilhas, sandálias baixas ou mais altas de salto grosso, botas cano baixo e bolsas maiores ou médias.

Passeio | Esporte Fino ou Tênue de Ville: almoços formais, vernissages, teatros. Acontecimentos à luz do dia pede para eles: blazer, calça social, camisas claras, calças claras para o dia, e quanto mais o horário se aproximar da noite, as cores do traje também escurecem. Sapatos sociais, mocassins pretos ou marrons. Terno de três peças: paletó, calça e colete. Essa última peça funciona como clássica moldura para a gravata. No entanto pode-se optar apenas por palito e calças, no mesmo tecido e cor, sem abrir mão da gravata que continua sendo acessório chique e essencial para um bom look. Para elas: Personalidade, sem abuso dos brilhos.

Passeio Completo: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais. Clima de formalidade total. Os homens devem dar preferência aos ternos mais escuros, preto ou grafite. Camisa social branca ou azul. Gravatas com pontuação mais discreta. As mulheres podem usar tailleurs, saias ou calças. Tecidos mais nobres, brocados, seda, crepes, mas tudo com discrição. Evite brilhos e transparências. Bolsas pequenas em lezard, camurça, gorgorão, pelica. Scarpins, sandálias, saltos altos. Mesmo sem o salto, o sapato deve ter características de noite. Colar em pérolas ou jóias discretas.

Black-Tie | Tênue de Soirée ou Rigor: bailes, grandes premiações, noites de gala. Neste traje o rigor é imperativo. O homem deve estar de gravata borboleta em sua clássica cor preta. O paletó tem gola xale, em cetim, assim como a gravata, a faixa de cintura e as duas listras nas laterais da calça. A bainha é reta. A camisa branca, com peitilho pregueado, colarinho alto engomado e bicos dobrados. A calça é da mesma cor e tecido do paletó. Os sapatos de amarrar na cor preto. A noite de gala não é feita só de longos, mas como também dos curtos bem cortados, em tecidos nobres, brocados, rendas, shantungs, crepes, zibelinas, tafetás de seda, brilho dos bordados, transparências discretas e os decotes na medida certa de uma noite de luxo. Sapatos? Nas alturas!

Casamentos: além do social completo, usa-se, para os homens: Fraque. Composto de paletó combo com duas abas longas na parte de trás, camisa branca, colete cinza-claro e calça cinza riscada em motivo garrafeiro ou risca de giz. Gravata prata ou plastron (uma espécie de gravata comum no século XIX presa com alfinete). Na lapela, rosas, cravos ou orquídeas brancos. Detalhe, se o noivo usar fraque, os padrinhos também usam. Outra opção é o uso do meio-fraque, uma versão mais leve que a tradicional. Cor também cinza-chumbo no paletó curto (tipo jaquetão) de dois ou três botões. O restante do traje segue os mesmos padrões. O traje feminino também segue com a mesma suntuosidade. Longo, abaixo do tornozelo. Isto em tempo de grandes formalidades, como casamentos glamurosos, grandes bailes, requintadas recepções e concertos clássicos. .

Casaca: é o ponto alto do traje masculino. Paletó preto com lapelas de seda (três botões de cada lado). Tem corte na cintura e cauda longa bipartida. Gravata borboleta branca (white-tie) e camisa de colarinho alto com pontas viradas. Rigor absoluto: colete de piquê branco. A calça acompanha o tecido da casaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário