quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BUFFET, DEGUSTAÇÕES E DICAS


Vamos resumir os tipos de Buffet para festas noturnas:

Coquetel Simples

Servem-se aperitivos frios, salgados de forno e fritos durante toda a noite. É o Buffet mais econômico, não deixando de ser eficiente.

Coquetel com mesa de sustentação

Além do serviço de coquetel, disponibiliza um ou mais pontos ou ilhas de alimentação. Nessas mesas são colocados frios, pães, quiches, saladas ou pratos leves. Funciona muito bem junto do coquetel e não é tão dispendioso.

Coquetel com Massa

É a mesma idéia da mesa de sustentação, mas em vez dos itens citados acima, disponibiliza-se dois ou três tipos de massas e molhos. Uma variação seria a mesa de crepes, em que crepes são feitos na hora.

Coquetel com Mini-Porções

A idéia deste Buffet é não ter uma mesa à parte para que os convidados se sirvam. Mini-porções, servidas em pequenos bowls, vão direto aos convidados. Estes pratos quentes são preparados para o consumo de maneira fácil e rápida, sem a utilização de faca. São risotos, cremes, ou massinhas. Funciona muito bem para festas mais dinâmicas, em que a maior parte dos convidados vai ficar circulando ou na pista.

Os quatro tipos citados acima são recomendados para recepções em que não haverá mesas para todos os convidados, os lugares são substituídos por lounges e os convidados circulam mais. A festa fica mais dinâmica.

Jantar

Pode ser a Americana, em que cada convidado dirige-se ao Buffet e monta seu próprio prato ou pode ser à francesa, em que o garçom serve o prato já previamente pronto.
Servir jantar implica em ter lugares à mesa para todos os convidados.


Agora vão as dicas para a contratação do Buffet e seleção do cardápio

Escolha um Buffet porque realmente gostou dele e não somente pelo preço.
Todo Buffet faz degustação, basta agendar.
Peça sempre o cardápio completo e vá à degustação preparando-se realmente para escolher os pratos que a agradam. Nem todos os pratos estão disponíveis para degustação, se fizer questão de saborear algo diferente, alerte o Buffet e marque uma nova data.
Pergunte tudo o que tiver dúvida. Especialmente a composição dos pratos e itens básicos para o preparo.
Lembre-se de variar os ingredientes e os sabores, a festa também é feita para os convidados. Você pode não gostar de frutos do mar, temperos fortes ou funghi, mas sempre há quem goste. Varie!
Depois de selecionado tudo o que gosta, passe para o Buffet com suas observações. Substituição de ingredientes é possível, basta negociar!!!
E nunca se esqueça de exigir contrato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário